Home / Corretora / Aprenda / Riscos Operacionais

 
Riscos Operacionais
 

RISCOS OPERACIONAIS DA NEGOCIAÇÃO PELA INTERNET

A negociação de valores mobiliários pela internet envolve o mesmo tipo de risco operacional de qualquer outra operação realizada através da rede mundial de computadores. Risco semelhante abrange transações e transferências bancárias, aplicações e investimentos, bem como compras on-line.

Todos envolvem o acesso remoto a produtos e serviços disponibilizados em um website na internet. O processo envolve um número razoável de variáveis, entre elas: o computador e sua configuração, o navegador, o provedor de acesso e as linhas de telefone, cabo ou satélite. Os potenciais riscos operacionais oriundos deste conjunto de variáveis são: falhas de desempenho, interrupção, demora na operação ou transmissão, vírus de computador e falha da linha ou do sistema. Além disso, também devemos considerar possíveis problemas no uso do código de identificação e da senha pelo usuário tais como violação do seu sigilo ou extravio.

Os riscos operacionais podem ser tecnológicos como se verifica na queda de conexão. No entanto, não podemos esquecer, também podem ser externos como no caso de uma pane da companhia telefônica ou de energia. Deste ponto de vista, quaisquer sistemas eletrônicos estão sujeitos a problemas. O que conta realmente é como tais problemas são tratados, e principalmente, o quanto estão preparadas as instituições responsáveis pela prestação de serviços para os vários tipos de contingências às quais estão sujeitas.

Independentemente da quantidade de variáveis que influencia o risco operacional, ainda continua a ser importante a qualidade das escolhas do cliente: de um simples modem ou placa até a instituição responsável pela gestão de seus recursos na rede. Esta mesma qualidade é que vai determinar a melhor solução de qualquer possível problema.

TODA COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES ESTÁ SUJEITA A INTERRUPÇÕES OU ATRASOS, PODENDO IMPEDIR OU PREJUDICAR O ENVIO DE ORDENS OU A RECEPÇÃO DE INFORMAÇÕES ATUALIZADAS.

Voltar para página anterior.