Importante: Para sua segurança, a tabela de senhas é enviada bloqueada para seu endereço de correspondência.
Lembre-se de que o ALFANET nunca solicita dados pessoais, senhas, informações sigilosas ou confirmação da sua tabela de senhas por e-mail ou por qualquer canal de atendimento.
Fique atento!!!
Cavalo de Troia ou Trojans
Cavalos de Troia ou Trojans são programas que vêm camuflados dentro de arquivos ou de outros programas considerados aparentemente inofensivos, como jogos, animações, protetores de tela etc. O vírus se instala em sua máquina assim que o arquivo é executado e permite que terceiros monitorem todos os seus procedimentos na Internet, podendo roubar senhas, copiar, alterar e destruir arquivos, além de deixar o seu computador vulnerável a ataque de hackers.
Evite abrir e-mails de desconhecidos ou executar arquivos de origem duvidosa e mantenha sempre atualizados os seus programas de proteção (como antivírus, antitrojans e firewall pessoal).
Tempo de Inatividade (Time-out)
O recurso "Tempo de Inatividade" minimiza a possibilidade de utilização indevida de seu acesso ao ALFANET. Quando você estiver conectado ao site e, por algum motivo, ausentar-se momentaneamente do seu microcomputador, ocorrerá uma desconexão automática após 20 minutos de inatividade, e aparecerá a seguinte mensagem: “Para sua segurança, seu acesso ao Alfanet foi finalizado por inatividade”. Isso ocorre para aumentar sua segurança quando estiver conectado ao Alfanet.
Dicas importantes para evitar fraudes
Para acessar sua conta pelo Alfanet, efetuar transações financeiras e obter informações por computador via Internet, os clientes devem conhecer os riscos a que podem estar sujeitos e as medidas preventivas que devem adotar para evitá-los.
Os recursos tecnológicos disponíveis no Alfanet estão distribuídos em todas as etapas de seu uso, desde a habilitação até a efetivação de uma transação. Mesmo com toda a segurança oferecida pelo Alfanet, é necessário tomar alguns cuidados.
Saiba como se prevenir de fraudes e o que o Banco Alfa faz para garantir sua segurança.
Tome alguns cuidados ao acessar sua conta pela internet:
- Nunca forneça dados de acesso ao Alfanet em janelas pop-up ou e-mails.
- Não acesse sua conta em equipamentos compartilhados publicamente ou desconhecidos, como cybercafés, lan houses, internet lounge, bares, escolas. Eles podem estar com antivírus desatualizados, e até mesmo preparados para capturar seus dados.
- Nunca acesse o Alfanet através de links contidos em e-mails nem por intermédio da opção “Favoritos”. Prefira sempre digitar o endereço completo diretamente no seu browser bancoalfa.com.br;
- Crie o hábito de verificar a data e o horário que constam no seu último acesso ao site. Essa informação é dada no Consolidado, na parte direita superior da tela.
- Verifique sempre os lançamentos no seu extrato. Se perceber alguma irregularidade, entre em contato imediatamente pelo ALFALINE 4004 3344 (capitais e regiões metropolitanas) ou pelo 0800 725 3344 (demais localidades).
- Sempre que terminar de navegar no Alfanet clique no botão “Sair”.
- Mantenha o seu sistema operacional atualizado. Isso significa verificar com frequência se seu computador tem todas as atualizações de segurança instaladas no site fornecedor (Ex.: Windows http://windowsupdate.microsoft.com).
Conheça os cuidados necessários com sua senha:
- Sua senha é secreta e de sua responsabilidade, por isso nunca revele a ninguém;
- Para criar sua senha de acesso, procure não utilizar números que sejam facilmente ligados a você, como números de documentos, telefones, datas comemorativas, números sequenciais e números repetidos, como, por exemplo: 995533 ou 56789, etc.
- Troque sua senha periodicamente.
- Memorize a sua senha e não a anote em papéis, celulares, computadores ou tablets.
- Nenhum funcionário do Banco Alfa está autorizado a solicitar sua senha.
- Proteja o teclado virtual quando for digitar a senha e certifique-se de que não há ninguém observando.
- As suas operações bancárias devem sempre ser feitas por você ou pelo segundo titular da conta, se houver.
- O ALFANET não se utiliza de pop-ups para inclusões de senha no momento da confirmação das operações. Portanto, se você não tiver certeza de que está no ALFANET, em nenhuma hipótese informe a sua senha.
- Para se certificar de que realmente está no ALFANET, digite seu Código de Usuário no campo correspondente de nossa Home Page e digite sua Senha de Acesso propositalmente errada. Deverá aparecer uma mensagem de segurança informando a inconsistência dos dados. Mas atenção: se você repetir esse procedimento três vezes, sua Senha de Acesso será automaticamente bloqueada.
Mantenha sempre o antivírus, firewall e antispyware atualizados.
Aumente sua segurança com a Tabela de Senhas:
- Somente uma posição da tabela de senhas é solicitada a cada transação.
- Caso mais de uma posição da tabela seja solicitada em uma mesma tela, não forneça os dados solicitados e entre em contato imediatamente pelo ALAFALINE 4004 3344 (Capitais e regiões metropolitanas) ou pelo 0800 725 3344 (demais localidades).
- Os dados da tabela não são solicitados em nenhuma outra situação.
- O Banco Alfa não pede dados da tabela de senhas por e-mail ou em janelas de login.
- O uso da Tabela de Senhas é indispensável para evitar fraudes e garantir sua segurança. Se você ainda não a possui, entre em contato pelo ALFALINE 4004 3344 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 3344 (demais localidades) e a solicite!
Previna-se de fraudes através de e-mails:
- Os e-mails que o Banco Alfa envia não possuem arquivos executáveis, que são aqueles que realizam comandos quando abertos pelos usuários. Geralmente reconhece-se um arquivo executável pela sua extensão, sendo as mais comuns: .exe, .bat, .scr e .com.
- Tenha cautela com e-mails sobre promoções ou vantagens, e até mesmo com e-mails que pareçam escritos por conhecidos.
- Sempre que abrir arquivos ou programas anexados, verifique se o antivírus está atualizado e ativo.
- O Banco Alfa apenas envia e-mails de divulgação de negócios, taxas, sobre análise financeira diária ou e-mails cujos conteúdos tenham sido autorizados por você, jamais solicitando informações pessoais, como documentos, endereço, dados da conta, etc. Nunca responda a e-mails que solicitem seus dados bancários.
- Caso você receba algum e-mail com promoção ou serviço que não tenham sido solicitados, ou com qualquer tipo de arquivo anexo, não abra. Informe seu executivo de relacionamento sobre o ocorrido e apague o e-mail.
- Não abra e-mails de remetentes que você desconhece. Quando recebê-los, apague-os. O e-mail é a forma mais vulnerável para a contaminação de computadores.
- Todos os informativos e alertas por e-mail do Banco Alfa são enviados somente aos clientes que os solicitarem previamente. As informações solicitadas se restringirão às necessárias para atendê-lo.
- A atualização cadastral do Banco Alfa é feita somente por correspondência enviada pelos Correios.
Conheça os cuidados necessários para emissões de cheques:
- Sempre emita cheques nominais e cruzados.
- Evite rasuras.
- Quando preencher cheques, deixe o menor espaço possível entre as palavras e risque os espaços sem preenchimento.
- Sempre assine seus cheques corretamente.
- Não entregue seus cheques para outra pessoa preencher.
- Não preencha seus cheques com canetas de estranhos.
- Evite circular com talões de cheques. Leve apenas a quantidade necessária para utilização no dia.
- Ao receber seu talão, sempre confira os dados impressos e verifique a quantidade de cheques. Se houver alguma divergência, comunique seu executivo de relacionamento.
- Sempre guarde seus talões de cheque em lugar seguro.
- Em caso de perda ou roubo de cheques, cancele-os imediatamente em uma agência do Banco Alfa.
Se você observar alguma tentativa de fraude, entre em contato conosco pelo Alfaline 4004 3344 (capitais e regiões metropolitanas) ou, ainda, pelo 0800 725 3344 (demais localidades), nos dias úteis, das 8h às 20h, ou pelo e-mail alfanet@alfanet.com.br.